sábado, 12 de fevereiro de 2011

Para refletir


Entenda um pouco sobre a Coréia do Norte




  A Coréia do Norte, oficialmente República Popular da Coréia, é um país do leste da Ásia que ocupa metade da Península da Coréia. Pyongyang é a capital e a maior cidade do país.
A Zona Desmilitarizada da Coréia serve como uma área de divisão entre a Coréia do Sul e a Coréia do Norte. Dois rios formam fronteira entre o país dos norte-coreanos com a China e a Rússia.
  A Coréia do Norte é um país unipartidário, ou seja, um país comanda com mão de ferro todos os demais. Esse é o Partido dos Trabalhadores da Coréia. O governo se declara oficialmente seguidor da ideologia juche, que foi desenvolvida por Kim Il-sung, ex-líder do país. Nessa “religião” o ditador falecido é considerado Deus, seu filho Jesus e sua mensagem o Espírito Santo, segundo suas próprias palavras. Oficialmente a nação é uma república socialista só que é considerada por muitos em todo o mundo como sendo uma ditadura. O líder atual é Kim Jong-il, filho do chamado presidente eterno Kim Il-sung.
  Pela lei a liberdade religiosa é permitida, mas cristãos são severamente perseguidos, presos e torturados e vivem em sua imensa maioria na clandestinidade. Os que assumem sua fé publicamente sofrem retaliações, sendo obrigados muitas vezes a fazerem trabalhos escravos.
  O Budismo e o Confucionismo são as religiões mais tradicionais do país, entretanto a doutrina juche é quem direciona o caminhar da população. Todos são obrigados a cultuarem estátuas e imagens espalhadas por todo o país do ditador falecido sobre o risco de serem punidos severamente. Inclusive a maior estátua de Kim Il-sung, localizada na praça central da capital. As religiões tradicionais só são apoiadas pelo governo oficialmente como disfarce para passar uma imagem irreal de “liberdade religiosa”.
  A capital, Pyongyang era o centro da fé cristã antes da separação das Coréias. Atualmente só quatro igrejas são permitidas pelo governo. Dez mil protestantes e 4 mil católicos é o número de cristãos que o governo norte-coreanos afirma ter em seu território.
  A Missão Portas Abertas (entidade que dá suporte social e espiritual a missionários e cristãos perseguidos pelo mundo) tem o país como o primeiro no ranking de países com as mais severas perseguições a cristãos no mundo. Grupos de direitos humanos, como a Anistia Internacional, também se manifestaram sobre perseguições religiosas na Coréia do Norte.
  Recentemente os jogadores de futebol da seleção masculina, juntamente com a comissão técnica, foram punidos com trabalhos forçados por terem perdido a Copa do Mundo da Fifa de 2010, realizada na África do Sul. O técnico da seleção foi obrigado a fazer os serviços de menor cargo nas indústrias do país como punição. A Fifa, entidade máxima do futebol mundial, ameaçou retirar a seleção de suas competições oficiais. Contudo, isso só ficou no campo da ameaça.

Nenhum comentário: